quinta-feira, 9 de julho de 2009

Vamos falar de desnutrição???

Á alguns dias atrás vi um, meio que documentário em um canal de TV, que não vem á caso falar agora. O tema abordado é a desnutrição e, como título, de forma bem simpática e cativante, eles falavam: Vamos falar de desnutrição???

Pensei na hora: oba, enfim uma abordagem realmente significante, pois como tópicos eles iriam explicar os males dessa patologia.

Quando de repente, ao desenrolar de todo o programa, eu vi o programa era voltado, mais para um publico, que de certa forma teria algum conhecimento e interesse pelo assunto, pois o problema era questionado de forma didática, como se o publico já tivesse algum tipo de instrução.

O programa não apresentava nem 5% do problema. Foi daí que comecei a falar com meus botões: quando foi que eu vi uma abordagem realmente significativa para, não só a desnutrição, que é só uma fatia dessa pizza tamanho familia, mas das outras series de problemas que enfrentamos, tanto como sociedade, seja ela do próprio governo ou em âmbito mundial, ou como pessoas, em consciência individual.

“Vamos pegar a desnutrição como exemplo”???

Se questionem quando foi a ultima vez, de forma direta, sem estatísticas ou vocabulário bonito, vocês viram pela ultima vez uma abordagem sobre desnutrição em um documentário em TV aberta mostrando imagens como esta:


Ou então como estas:

Será assim tão chocante colocarem imagens como estas em rede nacional?

Vemos a banalização do meio de comunicação mais ultilizado no mundo todos os dias. Senas de sexo, morte, novelas em que o “bandido” se da bem em toda a novela e só morre no ultimo capítulo. Filmes que mostram um enredo de "matar ou morrer". Então porque não mostrar a verdadeira realidade que cerca grande parte da população mundial? Falar sobre isso de forma clara e direta, substituindo a maneira “respeitosa” e “moral”, por palavras que realmente mostram o quão emergente é este problema.

Seria bonito e dizer que, em certa etapa da desnutrição as proteinas dos músculos e do fígado passam a ser quebradas em aminoácidos para que esses por meio da gliconeogênese passem a ser a nova fonte de glicose. Bonito não?

Mas e se eu substituisse essa frase por... Em certa etapa da desnutriçaõ, como a pessoa não tem mais comida, o corpo passa a digerir os próprios musculas e órgãos para sobreviver? Ficaria feio né? Tão feia quanto éssa imagem?
Saindo um pouco do gênero desnutrição, mas á outros problemas que são focados de maneiro tão simples. Por exemplo, Brasil é o país campeão em combate ao HIV no mundo, e mesmo assim este é um problema que nos assombra todos os dias. Mas eu aposto que nem 1% da população viu um aidético em leito de morte. Eu já. E sinceramente é uma imagem que eu me esforço todos os dias para não lembrar.

Talvez falte isso, deixar de lado a moralidade, claro, sempre respeitando a ética e a vida do ser humano em questão, mas deixando de lado valores de uma sociedade egoísta. Egoísta, cujos interesses se resumem na evolução do comercio, da indústria, das novas tendências da moda, e status no ciclo social.

Talvez a pior calamidade de todas seja estarmos em uma sociedade desacreditada, sem crenças, com a mentalidade de que nada pode ser mudado, que cada pessoa esta fadada a seguir o fluxo social e impossibilitada de exercer mudanças.
Talvez tal mudança esta no simples ato de avaliar: o que é mais importante? “Comprar essa trufa de chocolate com morango por dois reais”? Ou por menos que isso comprar um kg de feijão ao fim do mês para doar a quem realmente precisa?

Quando fatos, como este, começariam a acontecer? Somente quando deixarmos o falso moralismo de lado e olharmos de frente, sem medo, para os problemas que realmente são importantes, e que nos fazem tão limitados como somos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário